sábado, 28 de agosto de 2010

Teiyu Goto, engenheiro da Sony explica os símbolos do controle do Playstation




Teiyu Goto, um engenheiro da Sony a quem foi dada bastante liberdade para projetar o PlayStation e os seus controles, explica que os icônicos símbolos nos botões não foram escolhidos arbitrariamente – eles têm significado.

"Outras empresas de games da época usavam letras ou cores para identificar os botões. Nós queríamos algo simples de lembrar, por isso decidimos usar ícones ou símbolos, e eu bolei a combinação triângulo, círculo, quadrado e X pouco tempo depois. Eu dei uma cor e um significado para cada símbolo. O triângulo refere-se a um ponto de vista; a cabeça de alguém, ou uma orientação, e eu o fiz verde. O quadrado refere-se a uma folha de papel, representando menus ou documentos, e eu o fiz cor-de-rosa. O círculo e o X representam os ícones para 'sim' e 'não' [populares na cultura japonesa], e eu os fiz respectivamente vermelho e azul. Algumas pessoas pensaram que estas cores estavam invertidas, e eu tive que reforçar para os diretores que era assim que eu queria."
O que também é interessante de se ler na entrevista traduzida pelo 1up é que o designer teve que brigar com os diretores do projeto, que queria um controle mais parecido com o do Super Nintendo. Goto preferiu o controle que nós conhecemos – aquele com as empunhaduras – e venceu a batalha.

Este seria o controle parecido com o super nintendo.

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